Saúde da Mulher

Dia 8 de Março é um dia simbólico para se comemorar o Dia Internacional da Mulher, uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. Como de costume nós da DR. EXAME queremos acima de tudo parabenizar todas as mulheres por este dia e falar um pouco de Saúde.

A saúde das mulheres necessita de cuidados diários como alimentação saudável, lazer e prática regular de atividades que promovam a saúde e o bem-estar, além de visitas periódicas aos profissionais de saúde periodicamente.

O cuidado com a saúde se inicia desde muito cedo, quando criança, onde nossos pais nos levam para o Pediatra, que nos acompanha até a adolescência. Quando crescemos deixamos o Pediatra e passamos com outros especialistas. O Ginecologista é o médico que cuida da saúde da mulher de todas as idades. É ele quem cuida do aparelho genital, mamas e de toda a saúde feminina.  Ele avalia e acompanha casos como:

  • Pré-Natal
  • Infertilidade
  • Menopausa
  • Métodos contraceptivos como DIU/SIU, injeção anticoncepcional, pílula e diafragma
  • Corrimentos
  • Dores na relação sexual
  • Suspeita de gravidez.

A recomendação é que as primeiras avaliações da mulher sejam feitas a partir da primeira menstruação, que pode ser uma consulta para orientações em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cuidados relacionados à contracepção, bem como para prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

Exames como:

 Papanicolau

É um exame rotineiro da saúde feminina baseado na análise das células do colo do útero. Feito de forma preventiva é possível identificar possíveis alterações e doenças, como o câncer do colo do útero e DST’s, e já iniciar tratamentos.

Pode ser feito anualmente em mulheres com vida sexualmente ativa, não sendo uma obrigatoriedade em mulheres abaixo de 25 anos, exceto exceções.

Colposcopia

É um exame também de rotina, que complementa o Papanicolau e que que faz parte do rastreamento de câncer de colo do útero e/ou HPV. É importante pois diagnostica lesões que antecedem o câncer e assim evitar o câncer cervical.

A colposcopia permite que o médico ginecologista examine o colo do útero e a vagina com lentes de aumento. Biópsias também podem ser feitas no momento da colposcopia, caso sejam identificadas lesões. Leva aproximadamente 10 minutos e provoca um desconforto mínimo para a maioria das mulheres. Em grávidas o exame pode ser feito, mas o importante é avisar ao médico sobre a gravidez para que este tome os devidos cuidados.

Ultrassom da Mama

O exame de ultrassom de mama é geralmente solicitado pelo ginecologista ou mastologista depois de sentir algum caroço durante a palpação da mama ou se a mamografia for inconclusiva, principalmente na mulher que possui mamas grandes e possui casos de câncer de mama na família. Não substitui a Mamografia, mas sim o complementa.

O ultrassom da mama pode ser feito com doppler, contraste, em 3D, automatizado ou através da elastrografia mamária.

O ultrassom de mama pode ser solicitado em caso de:

  • Dor na mama;
  • Traumatismos ou processos inflamatórios da mama;
  • Nódulo palpável e acompanhamento de nódulo benigno;
  • Para diferenciar um nódulo sólido, de um nódulo cístico;
  • Para diferenciar nódulos benignos e malignos;
  • Para detectar hematomas,
  • Para ajudar a observar a mama ou nódulo durante uma biopsia.

Mamografia

A mamografia ou mastografia é um exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.

Existem dois tipos de aparelhos de mamografia: o convencional e o digital. Ambos utilizam o raio-X para a produção da imagem da mama. A diferença está na forma como ocorre a captação da imagem mamográfica.

É muito usado para o rastreio do Câncer de Mama, sendo muito indicado em mulheres acima de 40 anos e para aquelas que já tem histórico familiar de câncer de mama, aos 30 anos.

Além do acompanhamento médico, realização de atividades físicas, boa alimentação, carinho e muito amor são essenciais para se levar a vida de forma saudável e alegre.

Conte com a DR. EXAME na hora de cuidar da sua Saúde, física ou mental.

Faça sua carteirinha totalmente gratuita abaixo, entre em contato com uma de nossas unidades mais próxima de você e comece a cuidar da sua saúde.

https://www.facebook.com/doutorexame

Preencha todos os campos abaixo:
  1. Data de Nascimento*
  2. GoogleRede SocialSite ParceiroIndicaçãoEquipe Comercial

* Obrigatório

Enviando o cadastro você concorda com os Termos e Políticas de Privacidade do site da DR.EXAME.

Deixe uma resposta